A invenção da fotografia, por Louis Daguerre, anunciada em Paris em 1939, teve, para a humanidade importância mais filosófica do que científica. Nasceu dentro do germe da sociedade industrial e a partir desta data o mundo nunca mais seria o mesmo. A velocidade em reproduzir tecnicamente a imagem reflectida, sem auxílio de mãos humanas, foi desde seu advento, seu grande diferencial.
É incrível que mesmo com toda a tecnologia existente no campo da fotografia profissional ainda exista uma diferença tão grande entre o original e o fotografado, em se concerne às muito grande de cores, mais do se imagina. Ainda mais se são combinadas com diferentes situações de luz. De fato, apesar de termos migrado da fotografia convencional para a fotografia digital, ainda não dispomos de tecnologia suficiente que possa nos aproximar da visão humana.
Apesar de toda similaridade existente entre as digitais e as de filme existe uma grande diferença entre elas. Sobretudo na forma como é feito o registo das imagens. Outro factor interessante é como estas mesmas imagens são armazenadas. O sistema digital, de uma maneira ou de outra, irá acabar comprimindo as informações capturadas, contribuído para a perda da qualidade de imagem. A grande novidade é que antes de ser armazenada a luz é convertida em corrente eléctrica, depois convertida em código binário e por fim processada e salva em extensão de arquivo transformando então em imagem digitalizada.
Observa-se que há vários tipos de sensores. Dentre eles, os melhores são os fabricados com tecnologia Full Frame, para os formatos profissionais. Contudo, são mais caros e requerem câmaras de maior formato e peso. A câmara digital quântica é o próximo passo e que deve revolucionar em breve todo o conceito da fotografia.O interessante em relação à formação de cores das digitais é que se utiliza da mesma forma da associação de cores utilizada nas gráficas. As cores são misturadas de forma a atingir a tonalidade desejada. A diferença está somente na quantidade de cores utilizadas entre ambas. Nas gráficas são utilizados o sistema CMYC que utiliza quatro, denominado quadricromia e não três cores como no sistema RGB.No que concerne ao tamanho das imagens, saber alguns termos técnicos é que facilita na compreensão do tamanho das imagens. Assim podemos calcular a quantidade de imagens que são possíveis armazenar nos cartões. Saber o tipo de imagem, e qual o melhor formato para armazená-las.
Outro aspecto interessante da fotografia digital é o factor custo benefício. Actualmente, o custo é muito menor se comparado ao longo e demorado caminho que a fotografia percorria até chegar ao final do processo. Em apenas alguns segundos é possível ver se o trabalho está bom o se precisa de algum ajuste. Antes isso era ou era impossível e quando acontecia custava muito mais.Mas a vantagem de se adquirir uma câmara fotográfica digital vai além do factor económico.
Como fora abordado no início deste texto, as cores continuam sendo a maior preocupação por parte dos profissionais da área. Com um equipamento digital é possível aproximar as cores do real com muito mais facilidade devido aos softwares fornecidos pelas suas empresas. A formação das cores é realmente surpreendente. Jamais se imaginou que em uma imagem de apenas oito bits existissem 254 variações de cinza. Ou ainda imaginar como nosso olho consegue perceber toda essa variação. Essa questão da profundidade da cor, além de ser muito interessante é envolvente. Você fica motivado a buscar entender cada vez mais como tudo isso funciona. A profundidade da cor é um factor preponderante na formação de novas imagens com melhor padrão de qualidade.
O fato é acreditar que uma imagem considerada como a “cor real” fique aí em torno de 16,7 milhões de possibilidades de cores. É realmente impressionante. Mas isto só ocorre a partir das câmaras reflex digitais. É inegável que o processo digital de geração de imagens trouxe muitas vantagens. Outras são as possibilidades de manipulação e criatividade que o fotógrafo pode utilizar. É possível corrigir, melhorar ou até mesmo criar em cima do que foi fotografado. Além disso, o armazenamento e a conservação são outros importantes factores a se considerar.
Sem comentários:
Enviar um comentário